4 experiências em Viseu, num dia de chuva

4 experiências em Viseu, num dia de chuva

Viseu é uma cidade espantosa, independentemente das condições meteorológicas! Mas, quando chove, a verdade é que apetece ficar no interior. Encare o tempo com otimismo e faça planos impermeáveis na Cidade de Viriato. Damos-lhe algumas sugestões.

 

1. Enriqueça o conhecimento nos nossos Museus

Descubra os Museus de Viseu e encontre um mix imperdível de cultura da região: da tradição do Museu do Linho e da Casa da Ribeira à interatividade do Museu do Quartzo. Da arte contemporânea da Quinta da Cruz à narrativa do Museu Almeida Moreira e do Museu de História da Cidade. Das descobertas da Coleção Arqueológica e do Museu de Silgueiros à autenticidade do Museu Keil Amaral. Da grandiosidade do Museu Nacional Grão Vasco, à preciosa arte sacra do Tesouro da Sé e do Tesouro da Misericórdia.

 

2. Abrigue-se nas pastelarias e prove a doçaria da região

A Cidade-Jardim está repleta de sabores extraordinários: Viriatos, Pastéis de Feijão, Castanhas de Ovos… Doces que tem mesmo de provar e que, com certeza, vai querer repetir. 

 

3. Relaxe ao som da chuva

Em atividade desde 1962, as Termas de Alcafache são uma referência nacional no tratamento das patologias músculo-esqueléticas e das vias respiratórias, amplamente reconhecidas no seio da classe médica. .

Com uma envolvente natural recentemente requalificada pelo Município de Viseu, hoje, as Termas de Alcafache oferecem um espaço de lazer que conta com um parque de merendas, um parque infantil, caminhos pedestres, entre outros que em muito enriquecem a experiência termal.

 

4. Experimente a nossa Gastronomia

Em terras de Viriato, distingue-nos a arte de bem receber e servir. A Gastronomia viseense, tipicamente beirã, é rica e variada e é das coisas que mais apaixona quem nos visita. Viseu tem petiscos variados e bem condimentados, pratos encorpados e aprimorados, e doces irresistíveis, de apaziguar até os gostos e paladares mais exigentes.  


Sugestões


3 lugares perfeitos para fazer um piquenique em Viseu

3 lugares perfeitos para fazer um piquenique em Viseu

No mês em que começa o Verão, nada melhor que sair de casa e aproveitar o sol e o bom tempo. E porque não fazê-lo com um piquenique em família ou entre amigos? Venha até Viseu, conheça o nosso património histórico, passeie pelas nossas ruas e faça uma pausa. Para descansar ou petiscar, estenda uma toalha no relvado de um dos três locais que lhe sugerimos. Fique pela sombra ou apanhe banhos de sol. A escolha é sua!   Parque Natural do Fontelo O Parque Natural do Fontelo é rico em natureza. O barulho e confusão da cidade desaparecem neste ambiente relaxante e de harmonia. No final, aproveite ainda para conhecer os guardiões deste habitat natural: os pavões! Neste que é o pulmão da cidade, terá à sua disposição mesas e bancos para um fantástico piquenique. Parque Aquilino Ribeiro Bem no centro da cidade, o Parque Aquilino Ribeiro oferece a frescura da sombra das várias espécies de árvores existentes. O extenso relvado convida ao estender de uma toalha para descansar. Em família, aproveite para trazer os mais pequenos e deixe-os brincar no parque infantil. Traga também o seu animal de estimação e deixe-o descobrir os recantos do Parque. Parque Linear do Rio Pavia O Parque Linear do Rio Pavia, junto ao Fórum Viseu, é outro dos locais ideais para fazer um piquenique na cidade-jardim. A agradável mancha verde assim como os bancos situados ao redor do caminho que o atravessa convidam quem passa a ficar. É outro dos locais perfeitos em Viseu para fazer um piquenique, acompanhado da família ou amigos.

12 sabores de Viseu que vai querer provar

12 sabores de Viseu que vai querer provar

Em 2019, o Município de Viseu assumiu-se como “Destino Nacional de Gastronomia” e lançou um plano inédito de iniciativas para a investigação, valorização e promoção do património gastronómico tão distintivo como rico da Cidade de Viriato. É nesse contexto que surge esta coleção editorial.  Estes 12 fascículos propõem uma viagem pelos sabores e saberes tradicionais de Viseu, desde a Broa de Vildemoinhos ao Rancho à Moda de Viseu, passando pela doçaria e por figuras emblemáticas como D. Zeferino. Cada volume introduz o leitor na história de uma iguaria viseense, levando-o a descobrir os ingredientes, a tradição da sua produção e a sociabilidade cultural envolvida na sua degustação, através de textos pensados para o público em geral e acompanhados de fotos originais. Consulte abaixo os livros que integram esta coleção:   As Farturas da Feira de São Mateus Broa de Vildemoinhos Castanhas de Ovos D. Zeferino Enguias da Murtosa na Feira de São Mateus  Filhós de Mel Pão de São Bento Pão de Santos-Êvos Pastéis de Feijão Rancho à Moda de Viseu Tabernas de Viseu Viriatos    

Conheça a localização da sinalética turística da Cidade-Jardim

Conheça a localização da sinalética turística da Cidade-Jardim

A Cidade-Jardim tem uma nova sinalética que identifica monumentos, edifícios e outros pontos de interesse turístico em Viseu!   Atualmente, são 61 os marcos distribuídos pela cidade, que fornecem informações em português, inglês, francês e espanhol, para além de disporem ainda do nome dos locais em braille (em português).   A nova sinalética, acessível e inclusiva, permitirá contribuir para uma melhor informação turística aos nossos visitantes, que dela poderão usufruir num futuro breve - assim o esperamos -, quando pudermos circular em segurança.   Vamos ficar à sua espera!     Conheça aqui a localização de todos os marcos:   - Porta do Soar - Largo Pintor Gata - Fonte das 3 Bicas - Igreja da Misericórdia - Sé de Viseu - Museu Nacional Grão Vasco - Porta da Senhora do Postigo - Casa do Miradouro - Casa do Arco e Janelas Manuelinas - Janela Manuelina - Largo de S. Teotónio - Vestígios Arqueológicos da Praça D. Duarte - Casa do Pintor Almeida e Silva - Praça D. Duarte - Solar dos Viscondes de Treixedo - Museu de História da Cidade - Muralha Romana - Viriato Teatro Municipal - Casa de Augusto Hilário - Capela de S. Sebastião - Museu Almeida Moreira - Palacete dos Silva Mendes (Santa Casa da Misericórdia) - Casa do Conselheiro Afonso de Melo - Câmara Municipal de Viseu - Igreja da Ordem Terceira de S. Francisco - Associação Comercial do Distrito de Viseu - Edifício dos Correios - Solar e Capela dos Condes de Prime - Agência do Banco de Portugal - Clube de Viseu - Capela de N. Senhora da Vitória - Edifício do Antigo Governo Civil do Distrito de Viseu - Tribunal Administrativo e Fiscal de Viseu - Painel de Azulejos do Rossio - Glorieta a Tomás Ribeiro - Igreja da Ordem Terceira de N. Senhora do Carmo - Seminário Maior de Viseu - Palacete do Morgado de Sta. Cristina (Casa Amarela) - Fonte de Santa Cristina - Pousada de Viseu - Solar dos Peixotos - Igreja de S. Miguel de Fetal - Solar do Vinho do Dão - Pórtico do Fontelo - Igreja de Santo António - Chafariz de S. Francisco - Porta dos Cavaleiros - Solar dos Albuquerques - Cava de Viriato (junto ao Viriato, perto do Café Parreira e perto da sede dos Ribeirinhos) - Igreja de N. Senhora da Conceição - Casa da Ribeira - Campo de Viriato - Parque do Fontelo - Rua Direita e Janelas Manuelinas (início, fim e cruzamento com a Rua do Gonçalinho) - Jardim de Santo António - Jardim das Mães - Jardim de Santa Cristina

4 coisas para fazer em Viseu, na Primavera

4 coisas para fazer em Viseu, na Primavera

A primavera é a estação das flores nos jardins e é quando a natureza mostra os seus melhores atributos. Os dias parecem mais longos e apetece desfrutar do sol, da noite e da cidade. Descubra os parques e jardins Todos sabemos que a primavera é a estação das flores… Haverá melhor lugar para as contemplar do que a Cidade-Jardim? Com flores de todas as cores, Viseu está repleta de parques, jardins e até rotundas onde é possível sentir a primavera em todo o seu esplendor. Encante-se nos Museus Municipais Partir à descoberta dos Museus de Viseu é mergulhar num verdadeiro baú de história, tradição e património. O Dia Internacional dos Museus acontece na primavera, a 18 de maio. Nesta data, os Museus abrem portas ao público para um programa especial. Apaixone-se pelas ruas e ruelas A primavera chegou e, com ela, a vontade de passear pelas ruas da cidade. Deixamos-lhe algumas sugestões: aproveitar o que os comerciantes locais têm para oferecer, comer um bolo Viriato numa esplanada e descobrir recantos encantados em Viseu. Divirta-se nos eventos culturais Viseu é um palco cultural e criativo. Por cá, celebramos as diferentes estações do ano com uma agenda de iniciativas e eventos de qualidade, para todas as idades. Por ser a “mãe” das flores, a primavera tem uma atenção especial na Cidade-Jardim, através de uma multidisciplinariedade de áreas e propostas que prometem surpreender todos aqueles que nos visitam.