A partir de 17 de fevereiro de 2024 | Museus

V Mostra de Arte Postal "Viseu Encontrei o Meu Amor"

O projeto de Arte Postal está de regresso à Quinta da Cruz – Centro de Arte Contemporânea, em Viseu, desta vez com a V Mostra, resultado da convocatória internacional lançada em 2022, sob o mote “Viseu Encontrei o Meu Amor”.

A exposição de criações postais apresenta um conjunto de 164 trabalhos, verdadeiras “declarações” de amor à arte e ao território viseense.

Em exibição estão 55 obras de 38 artistas – estes provenientes de 14 países -, às quais se somam outras 109 criações, resultado da participação de várias escolas e famílias nas Oficinas de Arte Postal, realizadas em 2023. É possível observar o uso de diferentes técnicas e materiais, da pintura em aguarela e acrílico, à fotografia ou tinta da China, mas também diversas colagens e trabalhos com relevo.

Na década de 1960, correspondências trocadas entre artistas plásticos deram origem a mais uma forma de expressão da arte contemporânea: a Arte Postal, conhecida como Mail Art. Esta consistia em trocar mensagens criativas utilizando o correio tradicional e surgiu como uma alternativa aos meios convencionais das exposições de arte (Bienais, Salões, entre outros). O projeto de Arte Postal é desenvolvido há 5 anos e conta já com uma participação superior a 550 envios, oriundos de vários pontos do mundo.


Próximos Eventos


19 de Abril de 2024 a 21 de Abril de 2024
Viseu Destino Gastronómico

» PROGRAMA COMPLETO « Em fevereiro deste ano, Viseu foi eleito "Destino Gastronómico do Ano”, pela Revista de Vinhos, na 27ª edição dos prémios "Os Melhores do Ano 2023”.   De 19 a 21 de abril, o Município de Viseu celebra esta distinção com todos os viseenses, visitantes e turistas, no Mercado 2 de Maio, com a realização do evento "Viseu Destino Gastronómico”.    Os operadores de restauração presentes darão a conhecer histórias da gastronomia local, farão apresentações e demonstrações de conceitos e pratos e/ou irão confecionar sabores e petiscos para degustação, da cozinha tradicional à contemporânea.   Provas de vinhos com produtores e Quintas do Dão, workshops para os amantes dos néctares da região e muita música à mistura serão os "pratos principais” desta ementa que, ao longo de três dias, fará do Mercado 2 de Maio um espaço privilegiado de convívio e celebração do melhor que a Beira – e as suas gentes – tem para oferecer.   A iniciativa é apadrinhada pelo conceituado e premiado Chef viseense Diogo Rocha, à frente do Restaurante Estrela Michelin "Mesa de Lemos”.   Esta é uma iniciativa organizada pelo Município de Viseu, com o apoio da NOTCH, da ACDV - Associação Comercial do Distrito de Viseu, da AHRESP - Associação da Hotelaria, Restauração e Similares de Portugal, da CVR Dão - Comissão Vitivinícola Regional do Dão e da Viseu Marca.