Museu do Quartzo

O Monte de Santa Luzia foi, durante 25 anos, (1961 a 1986) palco, de extração de quartzo pela “Companhia Portuguesa de Fornos Elétricos” de Canas de Senhorim. Como resultado, restou uma grande cratera, uma autêntica “janela para o interior da terra”, tendo sido recentemente aproveitada para a construção deste Museu. Único no mundo, é um centro interativo de exploração do património geológico e natural da região. Com uma forte vertente pedagógica e visitas adaptadas a várias faixas etárias, este é um espaço privilegiado para visitas escolares no âmbito da aprendizagem da geologia, do património natural e da sua proteção e preservação. Paralelamente à exposição permanente, o Museu do Quartzo apresenta exposições temporárias dedicadas às temáticas da mineralogia.

CLIQUE AQUI PARA FAZER UMA VISITA VIRTUAL A ESTE MUSEU.

 

 

Exposições temporárias

Berço de Quartzo

A exposição "Berço de Quartzo” celebra o 10º aniversário do Museu e apresenta a evolução deste projeto, desde o abandono da exploração até ao nascimento do espaço museológico. Consiste também numa homenagem ao Prof. Galopim de Carvalho pela conceção do projeto de recuperação do Monte de Santa Luzia, em 1990, que resultou na aceitação deste espaço natural como um local de interesse mineralógico e geológico a valorizar e conservar.

Do Bronze ao Aço

Esta exposição revela novos capítulos de uma história que remonta à Idade do Bronze e à ligação umbilical entre o Castro de Santa Luzia e as explorações mineiras aqui realizadas ao longo dos anos. Os visitantes são convidados a viajar no tempo e a conhecer a história daquela que foi uma das mais importantes minas de quartzo no país.