Museu do Quartzo

O Monte de Santa Luzia foi, durante 25 anos, (1961 a 1986) palco, de extração de quartzo pela “Companhia Portuguesa de Fornos Elétricos” de Canas de Senhorim. Como resultado, restou uma grande cratera, uma autêntica “janela para o interior da terra”, tendo sido recentemente aproveitada para a construção deste Museu. Único no mundo, é um centro interativo de exploração do património geológico e natural da região. Com uma forte vertente pedagógica e visitas adaptadas a várias faixas etárias, este é um espaço privilegiado para visitas escolares no âmbito da aprendizagem da geologia, do património natural e da sua proteção e preservação. Paralelamente à exposição permanente, o Museu do Quartzo apresenta exposições temporárias dedicadas às temáticas da mineralogia.

CLIQUE AQUI PARA FAZER UMA VISITA VIRTUAL A ESTE MUSEU.

 

 

Exposições temporárias

Do Bronze ao Aço

A partir de 25 de outubro de 2023 (exposição temporária de longa duração)

Esta exposição revela novos capítulos de uma história que remonta à Idade do Bronze e à ligação umbilical entre o Castro de Santa Luzia e as explorações mineiras aqui realizadas ao longo dos anos. Os visitantes são convidados a viajar no tempo e a conhecer a história daquela que foi uma das mais importantes minas de quartzo no país.

 

Paisagens Aladas com Efervescência do Pensamento

De 6 de abril a 31 de agosto de 2024

Segundo o autor, neste projeto, a sua pintura apresenta-se mais abstrata, onde o principal enfoque é a matéria e a cor, tornando a forma quase inexistente, fundindo-se com o fundo e criando uma configuração orgânica, transmitindo-lhe um movimento constante, quase impossível de congelar entre quatro cantos, ganhando diferentes sentidos a cada apreciação.