Quinta da Cruz - Centro de Arte Contemporânea

Banhada pelo Rio Pavia, é um lugar singular situado fora do perímetro central da cidade e um território inspirador onde a natureza e a arte se encontram, contaminam e criam sinergias únicas.

Adquirida por Nicolau de Mendonça Falcão do Amaral nos finais século XVIII, a propriedade tem uma extensão de 10 hectares de área verde, ornamentada por espécies exóticas que dialogam de forma harmónica com elementos autóctones e que reativam uma memória coletiva deste espaço.

Atual propriedade da Câmara Municipal de Viseu, a Quinta da Cruz reabriu ao público em 2014 como um motor de atividades culturais com múltiplas preocupações que se manifestam nos âmbitos da arte, natureza e comunidade. Projeta-se como "Centro de Arte Contemporânea de Viseu", cujas valências se complementam numa relação profícua e geradora de novos diálogos: a partir do desenvolvimento de programas expositivos de curta duração, incentivo à criação artística e à promoção de projetos que refletem sobre o estado da arte e o seu papel na sociedade contemporânea. A calendarização anual materializa-se em estreita articulação com a infraestrutura polinucleada que o caracteriza.

A sensibilização, a criação e a formação de públicos fazem parte dos objetivos estratégicos da Quinta da Cruz - Centro de Arte Contemporânea de Viseu.

CLIQUE AQUI PARA FAZER UMA VISITA VIRTUAL A ESTE MUSEU.

 

 

Exposições temporárias

Exposição Itinerante do Festival Internacional de Imagem de Natureza

Até 15 de setembro de 2023

Estão disponíveis a Exposição de Fotografia da Biodiversidade, a Exposição de Desenho Científico e de Natureza, a Exposição Juvenil de Imagem de Natureza e o Festival de Curtas-Metragens. O Festival Internacional de Imagem de Natureza foca-se na salvaguarda do património único do mundo, promovendo e impulsionando atitudes de conservação e preservação do património natural e cultural, através de exposições únicas que dão a conhecer esse mesmo património de uma forma dinâmica e interativa.
 
 

Exposição dos alunos finalistas do curso de Artes Plásticas e Multimédia da Escola Superior de Educação de Viseu

Até 22 de julho de 2023

A exposição evidencia a forma como as competências adquiridas ao longo do curso, nas áreas das artes e multimédia, desenvolvem e exercitam a criatividade, dando expressão a abordagens artísticas de temáticas de índole pessoal a assuntos que dominam a agenda política e social contemporânea, como a emergência climática, a desertificação do país, as questões de género, a saúde mental, entre outros.